CONHEÇA NOSSO BLOG
31Jan
como funciona um sensor de estacionamento

Você sabe como funciona um sensor de estacionamento?

Os sensores de estacionamento são uma tecnologia que até pouco tempo era considerada exclusiva em automóveis de luxo. Hoje existem recursos acessíveis para todos os veículos, sejam eles mais novos ou mais antigos, que prometem facilitar na hora de estacionar. Ficou curioso para conhecer mais sobre esse acessório automotivo? Leia este artigo até o final e veja como funciona um sensor de estacionamento.

Veja como funciona um sensor de estacionamento

O sensor de estacionamento serve para verificar se há obstáculos próximos ao veículo. Ele utiliza a tecnologia de ultrassom para fazer uma leitura do local e evitar que haja colisão entre o veículo e o obstáculo. O sistema emite uma frequência sonora inaudível ao ouvido humano que se aproxima do objeto. A distância é calculada por meio do tempo de retorno do sinal do obstáculo ao sensor.

Funcionamento

O kit conta com sensores ultra-sônicos, caixa de controle digital e display para painel.

Os sensores são instalados no para-choque traseiro. Ao engatar a marcha a ré, o sinal sonoro de “beep” indica que eles estão ativos. A partir disso, o sistema é capaz de detectar a distância entre o carro e o obstáculo.

No display são emitidos alertas sonoros e visuais progressivos que aumentam à medida que o carro se aproxima do limite máximo de segurança.

Os sensores de estacionamento garantem muito mais conforto e segurança para o motorista. Eles ajudam a reduzir o risco de colisão durante uma manobra de estacionamento.

E a instalação? Como ocorre?

Agora que você sabe como funciona um sensor de estacionamento, é preciso se atentar à sua instalação. O sistema só pode ser instalado em carros que possuam para-choque de plástico ou fibra, o que é comum nos modelos atuais. O mesmo vale para a tensão elétrica, que deve ser de 12V, também padrão dos automóveis modernos.

A aplicação é simples, mas é sempre recomendado fazer o serviço com um profissional técnico habilitado.

Após sinalizar o para-choque conforme as indicações do manual do produto, são feitos os furos e a fixação dos sensores. Em seguida, a fiação é passada até a frente do carro pela lateral da carroceria e por baixo do carpete.

Os cabos dos sensores e do display são conectados na caixa principal, que deve ser fixado na lateral do porta-malas. Após a conexão, é preciso fazer a ligação da fiação do sensor do chicote da luz de ré na lanterna traseira.

Já a instalação do display varia de acordo com o modelo e a preferência. Ele deve ser fixado no painel central em posição de fácil visualização. Agora você sabe como funciona um sensor de estacionamento e como sua instalação é feita!

Sensores de estacionamento com câmera de ré

Para quem está em busca de uma segurança ainda maior, existem os kits de sensores de estacionamento com câmera de ré. Nesse caso, a instalação é praticamente igual. O que há de diferente nesse kit é:

  • fio adicional da câmera, que é fixado por dentro do acabamento do teto;
  • novo retrovisor interno, que projeta a imagem;
  • câmera para instalação na tampa do porta-malas.

Cuidados básicos

  • Faça uma limpeza periódica na superfície utilizando um pano limpo e umedecido com água para retirar poeira ou lama;
  • nunca pinte a superfície dos sensores, pois isso prejudica a sensibilidade do dispositivo.

Onde comprar sensores de estacionamento?

Além de mostrar como funciona um sensor de estacionamento e como ocorre a sua instalação, também temos recomendações em relação à compra. A Veluplast é a maior referência na venda de acessórios para carros no RJ. Com um longo catálogo de produtos para carros de passeio, PUCK UPs, SUVs, Jeeps, vans e utilitários, a empresa também atua como centro automotivo. Aqui com certeza você vai achar o melhor sensor de estacionamento para seu veículo. Venha conferir!

Este artigo foi útil para você? Continue a leitura no blog da Veluplast e saiba tudo sobre carros e afins:

1- Veja a diferença entre vitrificação e cristalização
2- Como escolher central multimídia para carros
3- Descubra 7 vantagens incríveis do insulfilm para veículos

Compartilhe:

Posts Recentes Tags