CONHEÇA NOSSO BLOG
22Nov
como proteger a pintura do veículo

Como proteger a pintura do veículo de modo eficaz? Descubra!

Todos os dias, os automóveis sofrem com agentes externos que danificam a estética da lataria. A exemplo podemos citar sol forte, chuva ácida, dejetos de pássaros, quedas de granizo e seivas vegetais. Tais elementos são ainda mais prejudiciais para carros que ficam ao relento, e não em vagas cobertas. Para te ajudar a preservar seu patrimônio, a Veluplast preparou este artigo com métodos eficazes para você aprender como proteger a pintura do veículo. Confira, a seguir.

8 dicas úteis: como proteger a pintura do veículo?

1- Faça uma lavagem correta

Apesar de parecer fácil, a limpeza do veículo deve ser feita com muito cuidado. Afinal, até mesmo o motorista pode riscar a lataria durante o processo ao utilizar materiais de forma inadequada. Portanto, a primeira dica é começar a lavagem sempre de cima para baixo, de preferência com xampu apropriado, luva de microfibra e tecido de algodão.

2- Lave o carro na sombra

Como proteger a pintura do veículo durante a lavagem? Simples! Lave o carro somente na sombra e com a lataria fria. Desse modo, é possível evitar que o calor seque e crie manchas na pintura.

3- Aplique cera regularmente

Após a limpeza, é fundamental dar um acabamento com uma cera de boa qualidade. A aplicação de cera dá brilho e protege a lataria contra os raios UV; por isso, deve ser feita, no mínimo, a cada um mês para que gere efeitos duradouros.

O produto deve ser aplicado com movimentos circulares e de leve pressão, de preferência cobrindo pequenas áreas de cada vez. Lembre-se também de verificar — e respeitar — o tempo de secagem indicado pelo fabricante. Desse modo, você sabe como proteger a pintura do veículo de seis meses a um ano.

4- Use produtos específicos

De nada adianta saber como proteger a pintura do veículo durante a lavagem sem utilizar os produtos certos. Querosene, detergente, sabão em pó e outros produtos de limpeza domésticos são terminantemente proibidos! Esses itens possuem pH e componentes químicos que danificam a lataria de modo permanente. Portanto, o ideal é usar somente produtos específicos para automóveis.

5- Utilize capa com moderação

As capas automotivas são um dos métodos mais indicados para quem deseja saber como proteger a pintura do veículo. Entretanto, este artifício deve ser usado com moderação. O uso contínuo da peça pode arranhar a pintura, principalmente quando a ação de colocar e tirar a capa ocorre todo dia. Assim sendo, a capa deve ser utilizada somente quando o modelo for ficar parado por muito tempo.

6- Estacione em locais adequados

É possível saber como proteger a pintura do veículo até mesmo quando o assunto é estacionar o carro. O ideal é optar por estacionamentos cobertos para evitar que agentes externos, como sol e chuva, danifiquem a lataria.

Um dos locais que deve ser evitado a qualquer custo é embaixo de árvores. Ali, há maior risco do automóvel ser atingido por galhos, frutas, folhas, dejetos de pássaros e seiva. Esses materiais ficam impregnados na pintura e são difíceis de remover, causando grandes estragos ao veículo.

7- Experimente a cristalização

A cristalização é um procedimento realizado em oficinas mecânicas. Consiste na aplicação de camada fina de resina (teflon) na lataria. Como resultado, podemos citar maior proteção e durabilidade à pintura, além de brilho intensificado.

8- Recorra à vitrificação

Assim como a cristalização, a vitrificação é um serviço automotivo realizado em oficinas mecânicas. Neste procedimento, é aplicado vidro líquido na lataria do veículo. A película de alta resistência protege a pintura contra as ações climáticas, sujeira, raios UVA, seivas de árvores e outros agentes externos. Além disso, acentua o brilho e promove um efeito hidrofóbico à superfície do veículo, ou seja, ela se torna repelente a água.

Você encontra cristalização e vitrificação na Veluplast, o seu centro automotivo no RJ! Somos especialistas em serviços de estética automotiva, envelopamento automotivo e venda de pneus.

Gostou das nossas dicas? Então, continue a leitura! Visite os últimos artigos do blog da Veluplast: 5 cuidados com banco de couro que você precisa adotar e tipos de farol automotivo: você conhece cada um deles?.Confira!

Compartilhe: