Você sabia que o Brasil lidera o ranking com mais veículos blindados do mundo? Nesse sentido, muitos donos de automóveis focam apenas na proteção oferecida pela blindagem e não se atentam a outros fatores, como o desgaste acelerado de peças devido ao peso extra dessa proteção. Pensando nisso, a Veluplast elaborou um conteúdo relevante sobre os principais cuidados com carro blindado. Continue a leitura!
Por que realizar a manutenção preventiva em veículos blindados?
Primeiramente, vamos entender como funciona o processo de blindagem de automóveis. Em outras palavras, para deixar seu veículo resistente aos projéteis, são adicionados painéis balísticos e placas de aço na lataria do carro.
Consequentemente, seu veículo torna-se mais robusto aos impactos com armas de fogo. Porém, esse procedimento acrescenta, em média, cerca de 200 kg ao peso original do automóvel.
Por esse motivo, é indicado que realize sempre a manutenção preventiva dentro do prazo estipulado pela empresa aplicadora de blindagem. Geralmente, essa manutenção deve ser realizada anualmente. Além disso, siga algumas recomendações de cuidados com carro blindado para prolongar a vida útil do seu bem material.
Anote aí: 5 cuidados com carro blindado!
1- Freios
O sistema de frenagem pode sofrer alterações devido ao aumento de peso no veículo. Nesse sentido, fique atento aos sinais de desgastes nas pastilhas de freios. Portanto, se você, motorista, sentir alguma irregularidade ou tempo de resposta da frenagem após a instalação da blindagem, leve seu carro imediatamente a uma oficina mecânica.
2- Pneus
Atenção aos pneus está dentre os cuidados com carro blindado. Isso porque o peso extra dos painéis cabalísticos podem causar um desgaste irregular na borracha e diminuir sua vida útil. Em vista disso, garanta sempre que seus pneus estejam em bom estado para conseguir um tempo de resposta rápido em situações de perigo.
3- Suspensão
A suspensão do veículo blindado também está mais suscetível aos danos frequentes. Por esse motivo, esteja atento às molas e amortecedores para que não haja vibrações no volante, ruídos na hora da frenagem e peças automotivas de primeira linha. Além disso, realizar o alinhamento e balanceamento das rodas ajuda a evitar trepidações e manter a estabilidade no momento da direção.
4- Condução
Nossa quarta dica de cuidados com carro blindado está na condução. Vale ressaltar que mesmo com a blindagem, seu veículo continua sendo comum. Ou seja, não pense que está pilotando um “caveirão” e não hesite nas cautelas ao passar em buracos e subir calçadas. Além disso, lembre-se de passar devagar em lombadas.
5- Vidros
Os vidros também exigem atenção especial. Desse modo, um dos primeiros cuidados com carro blindado é evitar deixá-lo sob o sol. Esse hábito pode causar “bolhas de ar” devido ao superaquecimento dos vidros. Ademais, evite fechar a porta do carro enquanto os vidros estiverem entreabertos. Pelo fato da porta ser mais pesada que o normal, há riscos de causar rachaduras e comprometimento da blindagem.
Agende sua manutenção com a Veluplast!
Este artigo sobre cuidados com carro blindado foi útil? Realize sua manutenção preventiva em nosso centro automotivo no RJ. A Veluplast é referência em lojas de pneus e acessórios para carro. Deixe seu veículo nas mãos de nossos profissionais! Entre em contato conosco!