CONHEÇA NOSSO BLOG
04Ago
Vemos um posto de combustível. Conheça os sinais da gasolina adulterada!

Quais os sinais do uso de gasolina adulterada no carro?

Cuidar bem do seu veículo garante segurança e conforto à sua vida. Isto, todo mundo entende. Porém, existem problemas que são causados por um agente mais “invisível”. É notável que usar gasolina adulterada, ao invés de gasolina de boa qualidade, pode trazer enormes malefícios para o carro. Ela pode, ainda, deteriorá-lo rapidamente, se for abastecido com esse tipo de líquido com frequência. Porém, nem todos sabem como identificar se a gasolina com que abasteceram foi adulterada. Pensando nisso, a Veluplast trouxe alguns sinais para os motoristas ficarem de olho. Confira!

O que é gasolina adulterada?

A gasolina adulterada é mais comumente conhecida como “gasolina batizada”. Ela recebe esses termos porque passa por um processo de alteração do seu estado original. Nesse processo, outros solventes mais baratos são misturados ao combustível, como o álcool (etanol) hidratado.

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), aponta que a porcentagem permitida de etanol anidro na gasolina é de até 27%. Na gasolina adulterada, alguns postos criam uma mistura de gasolina com etanol, com uma quantidade bem superior à recomendada.

Quais os sinais de que o carro está com gasolina adulterada?

1- Aumento de consumo da gasolina

Um carro com gasolina adulterada começa a apresentar este problema bem rápido. Em situações como o abastecimento em um posto novo, por exemplo, pode notar que o líquido acabou com mais rapidez que o normal. Esse é um claro exemplo de um aumento de consumo, e perda rápida do líquido, que deve estar “batizado”. Se o carro não passou por “estripulias”, pode ser essa a razão.

2- O carro começa a passar por engasgamentos e falhas

Alguns modelos de carros, quando abastecidos com gasolina adulterada, começam a ter sintomas: como trepidações, instabilidade e falta de constância na aceleração.

Isso se dá pela central não identificar a composição de má qualidade desse líquido. Nesses casos, é recomendado levar o automóvel para ser avaliado por um mecânico e abastecido com gasolina de qualidade. Fazer a manutenção constante ajudará a também observar se problemas como esse aparecerem.

3- Redução da potência

O indicativo mais frequente é a percepção da falta de potência. Assim que o motorista abastece, alguns donos de veículos podem sentir o pedal do acelerador “borrachudo”. Isso acontece porque aparece a necessidade de acelerar mais para obter a mesma velocidade de sempre. Caso estivesse utilizando um combustível de qualidade, esse problema não apareceria.

4- Surgimento de ruídos

Ficar atento aos ruídos que o carro faz, ajudará a entender se a gasolina adulterada foi usada no veículo. A pré-ignição, por exemplo, (ruído no motor que parece uma corrente de bicicleta trocando de marcha) fica mais aguda. Esses barulhos apareceram mais nos arranques e saídas e em subidas, pela exigência do motor.

Conte com a Veluplast!

Agora que você sabe mais sobre como reconhecer gasolina adulterada, precisa tomar conta do seu carro. Para isso, conte com a Veluplast! Sabendo que os pneus influenciam até na economia de combustível não deixe seu veículo nas mãos de qualquer pessoa. 

Somos uma loja de pneus e acessórios para carros do RJ Contamos com produtos da melhor qualidade. Garantimos funcionalidade, segurança e durabilidade. Entre em contato com nossa equipe e garanta o melhor cuidado e peças para o seu automóvel.

Compartilhe:

Posts Recentes Tags