Os pneus são itens inspecionados na vistoria do DETRAN, por isso devem sempre estar em perfeito estado. No artigo de hoje, a Veluplast esclarece mitos e verdades sobre pneus que te ajudarão a aumentar a durabilidade da peça e nas dúvidas na hora da compra. Continue a leitura!
Mitos e verdades sobre pneus: desmitificando 7!
1- Não são todos iguais
Verdade. Em primeiro lugar, vale esclarecer que os pneus não são todos iguais. Ou seja, existem vários modelos dessa peça automotiva. Eles podem variar em:
- off-road;
- on-road ou convencionais;
- mistos;
- radiais;
- tamanho do aro;
- tamanho do perfil;
- indicador de velocidade;
- peso;
- entre outros.
2- Não tem data de validade
Mito. Dentre os mitos e verdades sobre pneus podemos afirmar que esses itens são duráveis, porém possuem um prazo de validade. Com o passar do tempo, os pneus podem sofrer rachadura ou bolhas que prejudicam suas características originais. Portanto, vale ressaltar que os fabricantes estipulam uma vida útil de até 5 anos.
3- Calibragem não é importante
Mito. A calibragem dos pneus é indispensável para manter o bom funcionamento desse item automotivo. Isso porque essa prática auxilia na tração do veículo e ainda ajuda na redução do consumo de combustível. Porém, a calibragem deve ser feita na medida ideal para o seu pneu. Quando calibrados demais, estão propícios a estouros e furos. Já os calibrados de menos, causam esforço excessivos nas bandagens das rodas, exigindo mais esforço do veículo.
4- Pneus remoldados são mais baratos
Parcialmente verdade. Essa é uma clássica frase entre os mitos e verdades sobre pneus. De fato, os pneus remoldados ou recauchutados são peças recicladas, com isso o seu valor de compra fica mais barato. Contudo, a vida útil de um pneu reciclado dura menos em comparação a um original. Além disso, essas opções são menos seguras.
No entanto, a longo prazo, ao adquirir um pneu recauchutado e com vida útil menor, no fim das contas, logo será preciso investir num pneu novo. Por esse motivo, a conta não fecha.
5- É preferível utilizar os pneus da mesma marca
Verdade. É recomendável que os cinco pneus — quatro nas rodas e o estepe — sejam da mesma marca, modelo e medidas. Por exemplo, todos sejam da marca Goodyear, do modelo Kelly e tenham a medida de 175/65R14. Isso garante uma boa estabilidade e dirigibilidade.
6- É recomendado fazer o rodízio
Parcialmente verdade. Essa sentença também domina a lista dos mitos e verdades sobre pneus. Porém, alguns fabricantes não incentivam essa prática. Vale ressaltar que o objetivo do rodízio é fazer que os pneus encerrem sua vida útil simultaneamente. Portanto, a regra não se aplica de maneira eficaz. Visto que os dianteiros possuem a função de virar, tracionar e frear o veículo. Uma vez que, essa finalidade causa o dobro de esforço em comparação os pneus traseiros. Dado que esses modelos são responsáveis apenas por girar e suportar o peso da frenagem.
7- A forma de dirigir não influencia na vida dos pneus
Mito. Se você for um motorista prudente e cauteloso, a durabilidade dos seus pneus serão maiores. Caso, seja um motorista que dirija de maneira brusca e violenta poderá trazer danos as rodas e pneus do seu veículo.
Escolha o pneu ideal na Veluplast!
Agora que você já sabe todos os mitos e verdades sobre pneus, entre em contato com a melhor loja de pneus do RJ. Somos autorizada oficial da Goodyear. Aproveite e realize a colocação dos pneus em nossa oficina mecânica especializada. Fale conosco e confira nossas ofertas!
Aproveita a visita e fique por dentro do mundo automotivo no blog da Veluplast. Lá já ensinamos como trocar pneu, o significado das medidas dos pneus e muito mais!