CONHEÇA NOSSO BLOG
08Fev
conheça os riscos de atrasar a manutenção do carro

Conheça 4 riscos de atrasar a manutenção do carro

Você tem o costume de fazer as revisões de seu veículo em dia? Caso sua resposta à pergunta seja não, saiba que uma série de comprometimentos podem surgir em decorrência dessa imprudência. Quer saber quais são os riscos de atrasar a manutenção do carro? Prossiga a leitura deste artigo!

Quais são os riscos de atrasar a manutenção do carro?

Como já dissemos aqui no blog, a melhor forma de garantir que a manutenção do seu veículo está em dia é seguir as orientações feitas pelo fabricante no Manual do Proprietário. Nesse documento, além das informações específicas sobre o modelo do carro, também estão dispostas questões sobre bom uso das peças e equipamentos. Por isso, lê-lo com atenção faz toda diferença.

Abaixo, veja os riscos de atrasar a manutenção do carro!

1- Desgaste irregular das peças

Desgaste irregular das peças é um dos primeiros riscos de atrasar a manutenção do carro. Em geral, ele é mais frequente em veículos que circulam longe dos grandes centros urbanos, onde as pistas tendem a ser mais irregulares.

Quando relacionado aos amortecedores, por exemplo, o desgaste precoce pode provocar ruído na suspensão, solavancos e sensação de balanço além do comum. É importante que você fique atento a esses sinais.

Já quanto aos pneus, eles têm a tendência de sofrer desgaste fora do padrão pelo fato de não alinhar ou balancear o carro. Desta forma, o consumo da peça pode ser maior na banda interna ou externa e não por completo, o que seria o ideal.

2- Maior consumo de combustível

O motor perde potência quando o tempo de manutenção está inadequado. A consequência disso? Maior consumo de combustível!

O óleo é o principal lubrificante do motor. Por essa razão, podemos notar o impedimento da troca de calor no motor quando a manutenção do óleo não é feita no tempo certo. Além disso, essa ação também torna o equipamento mais vulnerável à fricção excessiva das peças metálicas. Sendo assim, quando lubrificante está velho, o motor tende a apresentar maior perda de potência.
Nessa medida, é importante lembrar que um motor menos potente causa maior consumo de combustível e aumenta o nível de emissão de poluentes. Lembre-se que essa é uma das causas que mais geram reprovação na vistoria do Detran.

Atenção: o risco final de não cumprir a manutenção dos níveis de óleo é a possibilidade de fundir o motor. Esse fator eleva o custo de reparo exponencialmente.

3- Vazamento de óleo

O que pode começar com uma simples mancha de óleo no chão da sua garagem é capaz de se tornar um problema muito maior. A explicação é simples: o vazamento constante de óleo se relaciona de forma direta com o motor. Sendo assim, a redução do nível de óleo tende a provocar condições desfavoráveis para o desempenho deste equipamento.

4- Bateria fraca

Por fim, a bateria fraca também está dentre os riscos de atrasar a manutenção do carro. Fique atento se seu carro morrer em trajetos curtos, esse pode ser um sinal de problemas com a bateria. Uma forma de evitar esse problema é não deixar seu carro desligado por longos períodos.

Só com a Veluplast você encontra o teste gratuito de bateria. Verificamos o nível de carga deste equipamento!

Aproveite o início do ano: faça a manutenção preventiva na Veluplast!

Agora que você já sabe quais são os riscos de atrasar a manutenção do carro, realize a manutenção preventiva no RJ conosco! Com isso, você assegura que seu carro fique em boas condições o ano inteiro. Fale com quem é especialista no assunto automotivo!

Em nosso blog, encontre outros artigos como este. Leia:

Compartilhe:

Posts Recentes Tags