CONHEÇA NOSSO BLOG
11Out
tipos de farol para carros

Tipos de farol automotivo: você conhece cada um deles?

A iluminação de um veículo é primordial para garantir a segurança dos passageiros e pedestres, principalmente em vias com baixa luminosidade. Para isso, existem vários tipos de farol automotivo disponíveis no mercado, e cada um possui suas funções específicas. A intensidade da luz e posição das lâmpadas são algumas das diferenças entre eles. Quer conhecer melhor cada um dos modelos de faróis? Continue lendo este artigo da Veluplast e entenda mais!

Tipos de farol para carros

Há 4 tipos de farol automotivo: principal, de neblina, de milha e auxiliar. Conheça mais sobre eles, a seguir.

Faróis principais

São os tipos de farol convencionais de todos os carros e motos, pois são a principal fonte de iluminação do veículo. Proporciona diversos níveis de intensidade da luz: lanterna, farol baixo, farol alto, pisca-alerta e luz diurna.

A legislação brasileira determina que o farol baixo deve ser utilizado em ruas com iluminação pública ou quando há veículos trafegando em sentido oposto. O farol alto deve ser aceso em vias que carecem de iluminação ou quando não há veículos vindo no fluxo contrário ou próximos à frente.

Faróis de milha

São tipos de farol adicionais, que servem para auxiliar a iluminação à distância e à frente do veículo. Os faróis de milha têm cor branca e possuem alta intensidade e alcance. Por isso, são ideais para uso em estradas escuras ou mal iluminadas. São instalados entre os faróis principais ou no teto de carros e caminhonetes.

Assim como ocorre no modo luz alta, os faróis de milha podem causar ofuscamento e desconfortos aos outros condutores.

Faróis de neblina

Os faróis de neblina são utilizados em casos de nevoeiro, chuvas, cerração, neblina e tempestades. Eles iluminam de baixo para cima, sem ofuscar o motorista. Sua função primordial é iluminar o espaço com baixa visibilidade para evitar acidentes em situações emergenciais. Nunca devem ser utilizados quando o tempo estiver limpo.

As lâmpadas desse tipo de farol são mais fracas, com menor alcance e foco mais curto. Geralmente, os faróis de neblina estão localizados embaixo do para-choque e podem ter coloração branca ou amarela. É importante salientar que seu uso não substitui o farol baixo durante o tráfego à noite ou em túneis.

Faróis auxiliares

Os chamados faróis auxiliares são os tipos de farol de milha e de neblina, que já citamos anteriormente. Há alguns anos, as luzes DRL entraram na categoria de faróis auxiliares. Trata-se de um farol de rodagem diurna com acendimento automático. Feitas com LED, as lâmpadas são econômicas e permitem iluminar o ambiente sem gastar tanta bateria do carro.

Polimento de faróis

O uso constante dos faróis em lugares expostos ao sol gera o amarelamento do plástico exterior da lâmpada. Além disso, pode fragilizar o material e causar a queima do filamento. Para resolver esse problema, existe uma técnica chamada polimento de faróis, que tem como objetivo eliminar o “amarelado” e deixar o item com aspecto de novo.

A Veluplast é especialista nesse tipo de serviço! Em nosso centro automotivo realizamos todas as atividades relacionadas à mecânica especializada e estética automotiva. Atuamos também como loja de pneus e acessórios para carros no RJ. Não perca tempo! Venha até uma das nossas lojas e desfrute do melhor serviço da cidade. Aqui, deixamos seu carro com auto estima!

Compartilhe: