A principal função dos filtros automotivos é resguardar o motor do veículo. No entanto, como existem diversos tipos de filtros integrados ao sistema, sua funcionalidade pode ser alterada de acordo com a posição que estes componentes ocupam. Lhe pareceu confuso? Mantenha a calma! Nesse artigo a Veluplast se compromete a sanar todas as suas dúvidas a respeito deste assunto. Boa leitura!
Função dos filtros automotivos: o que é preciso saber sobre?
Antes de falarmos especificamente de cada tipo de filtro automotivo, é preciso ter em mente que a atuação deles contribui para o aumento da vida útil do motor. Isso é, cada um termina colaborando de forma diferente para evitar o desgaste prematuro desta peça tão importante.
Além disso, o conjunto de funções dos filtros automotivos também tem um resultado bastante interessante, tratando-se do meio ambiente. Uma vez que ele retira a necessidade do consumo excessivo de combustível, prevê a diminuição de emissão de gases na atmosfera. Por isso, quando se pensa a respeito da função dos filtros automotivos deve-se ter em mente que ela auxilia o bom estado do automóvel e da saúde humana.
Quais são os tipos de filtros automotivos?
Como dissemos anteriormente, a função dos filtros automotivos pode variar de acordo com o tipo do item. Veja mais detalhes sobre cada um deles abaixo!
Filtro de combustível
Esse modelo de filtro fica posicionado entre o tanque e o motor do veículo. Sua principal função, neste sentido, é impedir que as impurezas atinjam a bomba de combustível e o bico injetor.
Vale lembrar que estas sujidades podem ser provenientes de partículas de poeira, ferrugem e demais fragmentos que se acumulam no líquido inflamável. Por isso, a única forma de realmente mantê-las distante do sistema é considerar que a função dos filtros automotivos está sendo desenvolvida com êxito.
Para que a sujeira não atinja os bicos injetores e prejudique o rendimento do veículo, recomenda-se a troca dos filtros de combustível. O prazo para essa, contudo, deve ser entre 10 e 15 mil quilômetros rodados. Compreende-se que este intervalo seja a medida correta para que eles consigam impedir que a sujeira atinja áreas mais profundas do sistema.
Filtro de ar
Dentre as funções dos filtros automotivos, o filtro de ar atua de modo a separar e eliminar sujeiras absorvidas pelo motor. Quando este retém partículas além do limite permitido, acaba ficando saturado. Para este estado, no entanto, é preciso ter atenção. O resultado da saturação do filtro de ar é o consumo excessivo de combustível para gerar energia. A explicação está no fato do motor entender que precisa consumir mais energia para trabalhar corretamente. Uma consequência disso é a maior liberação de gases na atmosfera.
Outra questão que também está associada ao filtro de ar é a chegada de poeira até o motor. Caso isso aconteça, o componente poderá se desgastar progressivamente até chegar ao ponto de ficar totalmente degradado. Essa situação pode atingir, até mesmo, os cilindros e pistões. O reparo total demanda um investimento de alto custo. Por isso, recomenda-se que a cada 10 mil quilômetros seja feita a troca do filtro de ar. Assim, o condutor poderá assegurar-se das boas condições de seu veículo com a manutenção especializada.
Filtro de óleo
Diferente dos anteriores, o filtro de óleo atua de forma a eliminar as impurezas resultantes da fricção das peças móveis do motor e da combustão. Desta forma, atua em duas frentes, tanto na parte interna quanto na externa aos sistemas do veículo.
No caso de danos no filtro de óleo, entretanto, as condições geradas para o automóvel não são muito diferentes do que já citamos. Ou seja, caso o filtro de óleo não funcione corretamente, peças como pistões, cilindros, anéis e válvulas tendem a não ter o desempenho esperado.
Sobre a troca deste modelo, para garantir que a função dos filtros automotivos seja exercida, é aconselhável procedê-la sempre que o veículo atingir 10 mil quilômetros rodados. Portanto, a lógica de fazer a troca do filtro apenas a cada três trocas de óleo não deve mais ser seguida.
Filtro de cabine
O filtro de cabine também pode ser chamado de “filtro de ar condicionado”. Ele filtra todo ar que entra no sistema do veículo por meio deste item. Além disso, também é responsável por retirar todos os odores decorrentes do acúmulo de sujeira neste objeto.
O filtro de cabine não tem um prazo determinado para a realização da troca. A consideração relevante, neste sentido, torna-se a quantidade de uso do ar condicionado do carro. O recomendado é que sejam realizadas checagens periódicas a fim de impedir o mau estado deste.
Faça a troca de filtros com a Veluplast!
Gostou do nosso artigo sobre a função dos filtros automotivos? A Veluplast conta com oficina mecânica para realizar a manutenção especializada de seu veículo! Faça seu orçamento conosco e obtenha as melhores condições!
Em nosso blog, encontre outros artigos como este, preparados exclusivamente para você! Lá estão: