Se você não entende muito de carros pode ser que não saiba a diferença entre a roda de liga leve e a roda normal, de ferro ou aço. Existem diversos modelos disponíveis. Isso pode deixar um consumidor cheio de dúvidas na hora da compra. Mas se você é um amante desses “brinquedinhos”, assim como nós, sabe que essas rodas têm especificações que as tornam mais procuradas nas oficinas. Mas será que elas têm realmente benefícios que as fazem ser melhores que as rodas comuns? Vem descobrir com a gente!
Em primeiro lugar vamos entender o que é uma roda de liga leve. Elas são feitas da combinação do alumínio com o silício. Essa mistura oferece resistência e leveza ao mesmo tempo. Além disso, elas são consideradas mais estéticas porque são abertas e mais fáceis de personalizar.
É mais habitual encontrarmos rodas de aço. Geralmente esse modelo é utilizado com calotas e tem um custo mais baixo. A principal diferença entre uma roda de aço e uma roda de liga leve é justamente – e principalmente – a resistência do alumínio com a leveza do silício. Os amantes de carros de luxo investem em acessórios para deixar seus automóveis com uma estética única. É possível usar roda de liga leve feita até de fibras de carbono. Isso acontece porque esse tipo de material é mais simples de ser moldado. Além disso, elas podem ser facilmente personalizadas com pinturas ou envelopamento, por exemplo. Então, sim! No geral a roda de liga leve é melhor do que a comum.
O primeiro ponto é realmente a estética. Para quem gosta de carros indicamos usar roda de liga leve porque elas oferecem diversos modelos e mais estilos do que as rodas de aço. Portanto, não é difícil dar mais personalidade à sua.
Em alguns modelos de carro a roda de liga leve tem o que chamamos de massa não suspensa, ou massa girante aliviada. Mas o que é isso? Ela não fica apoiada na suspensão do carro, ou seja, o carro faz menos esforço. Em longo prazo esse é um fator que deve ser considerado.
O alumínio é um dos materiais mais resistentes do mercado. Ele tem resistência superior à corrosão, à alta condutibilidade térmica e elétrica e ainda pode ser reciclado. No momento em que o elemento é exposto à atmosfera ele forma uma camada bem fina e invisível de óxido que protege o metal de outras oxidações.
Você sabia que o peso do carro interfere até no gasto de gasolina? Como falamos anteriormente, o silício, usado na fabricação da roda de liga leve é 15% mais leve que o aço e até 50% mais leve que o ferro, por exemplo. Em resumo, quanto mais pesado o carro, mais força ele faz para andar. Em outras palavras: carro mais pesado, gasta mais gasolina.
Concluindo depois de todos os benefícios citados, ainda temos mais um para apresentar. Carros usados precisam de mais reparos do que os zeros e esse tipo de roda tem maior tolerância. Elas não empenam com facilidade e se você deixa seu carro com uma mão de obra especializada, como a Veluplast, todo material usado é de qualidade. É a junção de bons profissionais e um serviço de excelência proporcionando o melhor para você.
A roda de liga leve tem sim os seus benefícios e vale à pena. Mas cabe a você fazer a escolha sempre de acordo com as suas necessidades. Carros blindados, por exemplo, não são os mais indicados para ter roda de liga leve por causa do peso.
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