CONHEÇA NOSSO BLOG
06Nov
Carro prata com rodas de liga leve

Rodas de liga leve: quais são as vantagens?

O mercado automotivo sempre traz uma série de novidades aos amantes de carros. As rodas foram um dos itens que mais trouxeram modernidade à indústria de confecção de automóveis. Hoje, os veículos que saem de fábrica são equipados com as rodas de aço ou de liga leve. Neste artigo, falaremos especificamente sobre a última opção. Explicaremos o que é e quais são as principais vantagens das rodas de liga leve. Confira!

O que são rodas de liga leve?

As rodas de liga leve são aquelas fabricadas com uma mistura de componentes menos pesados do que o aço: alumínio, silício e ferro. O alumínio é responsável por garantir a redução de peso do componente. Em contrapartida, o silício traz a resistência ideal.

No mercado automotivo, as rodas de liga leve concorrem diretamente com as rodas de aço. Estas sempre foram percebidas pelo público como sendo as mais fortes, ainda que extremamente pesadas.

Nesse cenário, surgiram as rodas de alumínio, que trouxeram não somente mais leveza, mas também resistência suficiente para suportar o peso do carro em cima. Resultado: as rodas leves ganharam a preferência dos motoristas e da indústria automobilística!

Conheça 6 vantagens das rodas de liga leve

1) Redução do peso não suspenso

A primeira vantagem das rodas leves é a redução do peso do veículo que não está sustentado sobre o conjunto de molas e amortecedores. O nome desse fenômeno é “peso não suspenso”. Como o alumínio é três vezes mais leve que o ferro, ele traz toda essa leveza para o automóvel. Aliado a isso, observamos ótimos efeitos: as rodas sofrem menos com as irregularidades do piso, os amortecedores têm melhor desempenho e os pneus garantem melhor aderência ao solo.

2) Forte apelo estético

As rodas de liga leve são muito populares pela sua questão estética. Durante o seu processo de fabricação, estes itens são fundidos. Ou seja, são submetidos a altas temperaturas para que se transformem em líquido e, depois, sejam despejados em moldes. A variedade de formatos permite que estas peças adquiram um design diferenciado, muito apreciado pelos proprietários e motoristas.

3) Valorização do automóvel

Aliado à questão estética, já podemos observar outra vantagem: a valorização do carro. Em suma, veículos equipados com rodas leves têm maior valor de revenda. O motivo disso é que eles chamam a atenção de quem realmente entende do assunto.

4) Menor consumo de combustível

Como as rodas de liga leve são menos pesadas que as de aço, elas exigem menos consumo de combustível. Consequentemente, reduzem o gasto com este aspecto.

5) Diminuição da inércia

Outra vantagem que está intimamente relacionada à redução do peso é a diminuição da inércia. As rodas mais leves possuem uma energia cinética menor. Sendo assim, exigem menos força para acelerar e parar o veículo.

6) Auxilia na parte mecânica

O alumínio esquenta menos que o aço. Desse modo, esta característica contribui bastante para a vida útil da parte mecânica do veículo. As rodas mais leves desgastam menos o sistema de frenagem. Como resultado, podemos notar um aumento no tempo de troca das pastilhas de freio.

A Veluplast tem tudo para o seu carro!

Gostou das informações sobre as rodas de liga leve? Então, aproveite para conhecer os itens comercializados pela Veluplast! Nós temos todos os acessórios automotivos que você precisa para manter seu carro bonito e funcional. Além disso, oferecemos serviços especializados para veículos de passeio, PICK-UPs, SUVs, vans e utilitários. Entre em contato conosco e conheça nossas unidades!

Acompanhe o Blog da Veluplast e encontre mais conteúdos como este. Confira:

 

 

Compartilhe:

Posts Recentes Tags