O óleo de câmbio automático é um tema que gera muitas dúvidas entre os motoristas. Grande parte não sabe qual o tipo de fluido ideal para a transmissão do seu carro. Os produtos variam de acordo com os aditivos e ingredientes utilizados na sua produção. Outras propriedades, como viscosidade, temperatura e aderência, também influenciam no modelo do fluido. Neste artigo, a Veluplast irá apresentar os principais tipos de óleos disponíveis no mercado. Mas lembre-se, o modelo ideal para o seu automóvel é descrito no manual do veículo/montadora. Não deixe de segui-lo.
6 principais tipos de óleo de câmbio automático
1- DEXRON VI
A especificação mais utilizada nos dias atuais. O Dexron VI é uma fórmula nova que atende uma grande parcela dos veículos. Por ser um fluido sintético, oferece melhor desempenho e alta resistência ao calor, frio, oxidação e atrito. Inclusive, uma das suas propriedades marcantes é que ele possui modificadores de atrito. Alguns carros que utilizam o modelo de óleo são: Spin, Cruze, Cobalt e Sonic.
2- ATF
O ATF é um dos tipos de óleo de câmbio automático que possui excelente performance em altas temperaturas e cargas. Ele é recomendado para as transmissões modernas de montadoras asiáticas, coreanas e americanas. Por exemplo: GM, Honda, Ford, Toyota, Mitsubishi, Isuzu, Mazda, Daihatsu, Hyundai e Kia.
3- Multi ATF
O óleo de câmbio automático Multi ATF é um fluido 100% sintético de alta tecnologia. Indicado para caixas de marchas automáticas com bloqueio de conversor de par. É ideal para veículos modernos e, também, caixas automáticas antigas. Ele permite a redução no consumo de combustível, evita vibração da embreagem, protege as engrenagens e agrega outros benefícios! Como o ATF Simples, pode ser utilizado em modelos da Honda, Toyota, Mitsubishi, entre outros.
4- CVT
Tipo de óleo indicado para o câmbio usado nos modelos Lancer, ASX, Outlander e Eclipse Cross. O sistema CVT é uma das categorias mais utilizadas, tendo um fluido específico para o seu funcionamento. Além disso, sua troca deve ser realizada com elevada quilometragem, cerca de 100 mil quilômetros rodados.
5- CVTF
Tipo de óleo de câmbio automático ideal para os carros: A4 CVT, Sentra, Corolla CVT, Fit CVT e Compass CVT. Os câmbios compatíveis incluem JF011E, 01J, JF011E, JF015E, K310 e SWRA.
6- DCTF
O DCTF é o modelo de óleo de câmbio automático indicado para os carros: A3, Passat CC, Jetta TSI, BMW, Citroën e Volvo.
Troque o óleo da sua transmissão na Veluplast!
Agora que você conhece os tipos de fluidos para sua transmissão, não esqueça: troca de óleo de câmbio automático é na Veluplast! Somos um centro automotivo de pneus no RJ. Nossa equipe de mecânica especializada está prontamente apta para realizar o serviço com o uso de máquinas capazes de garantir 100% da retirada do óleo antigo contaminado. Além disso, parcelamos o serviço em 12x no cartão de crédito!
Entre em contato conosco e peça já seu orçamento!
Gostou deste artigo? No Blog Veluplast você encontra outros conteúdos interessantes como este. Veja: