Existem diferentes tipos de sistema de alarme automotivo. Em geral, todos eles funcionam para melhorar a experiência de segurança do veículo. Por essa razão, podem ter diferenciações de aplicabilidade, de acordo com o modelo do automóvel. Prossiga a leitura deste artigo que a Veluplast preparou para saber como o funcionamento dele ocorre.
Como funciona o sistema de alarme automotivo?
O sistema de alarme automotivo funciona como um dos equipamentos que assegura o veículo de furtos e roubos. Pode ser acionado tanto por meio sonoro, quanto por visual. No primeiro caso, o automóvel reproduz um som agudo. Em geral, isso ocorre quando as portas estão sendo destrancadas de forma incorreta. Isso é, de modo forçado. Já no caso do alarme visual, ocorre quando os faróis são acionados para alertar ao dono do carro alguma ação indevida.
Na sequência, separamos mais pontos a respeito do sistema de alarme para carros. Confira!
Acionamento
O acionamento do sistema de alarme automotivo pode ser feito de diversas formas. Mas, em geral, ele depende exclusivamente da quantidade de energia na bateria do carro. Isso pode ser confirmado na medida em que o sistema de alarme veicular alimenta-se desta para que possa ser exercido.
Portanto, é recomendado manter a manutenção da bateria do veículo em dia para não impedir o acionamento do alarme.
Desligamento
Caso seu carro tenha o alarme do tipo sonoro, o mais comum é que, ao detectar alguma ação estranha, o veículo ligue ondas de som no espaço fechado. Desta maneira, o dono do veículo poderá finalizar esta ação com o uso da chave com receptor de rádio. O mais importante, neste sentido, é que ela e o veículo sejam compatíveis.
Em alguns sistemas mais complexos, a chave poderá finalizar a ação do alarme e manter o carro travado por um tempo a mais. Assim, o invasor não conseguirá dar partida com o veículo dentro de um determinado período.
Quais são os tipos disponíveis no mercado?
Cada um dos tipos de sistema de alarme automotivo possui diferenciação quanto a aplicação e a qual modelo de veículo se destina. Além disso, a escolha correta também pode influenciar o destino de uso de cada um. Separamos alguns deles abaixo. Veja quais são:
Perimétrico
Esse tipo de alarme é bastante encontrado em modelos de carro 0km. Assim como foi dito anteriormente, ele é capacitado para detectar a abertura indevida de portas. Para isso, dispara alarme sonoro. Contudo, diferentemente dos outros tipos, nem sempre este identifica a abertura do capô ou porta malas.
Volumétrico
O sistema de alarme volumétrico monitora todas as ações dentro do veículo. Por essa razão, caso um vidro estoure ou ocorra qualquer ação no interior do automóvel com o carro trancado, ele é acionado. De tal forma, se diferencia dos outros na medida em que considera o estado do carro e, por meio do sensor ultrassônico, reconhece atividades de risco.
Bloqueador de freios e parte elétrica
Este modelo de alarme é um dos modelos mais antigos encontrados em veículos. Ele depende de uma tetra chave, onde o condutor pode ligá-lo sempre que desliga o conjunto elétrico do carro. Desta maneira, o sistema de alarme automotivo bloqueador pode ser iniciado toda vez que o motor for desligado.
Caso o automóvel seja roubado, o bloqueador trava as rodas do veículo impedindo-o de sair do lugar. Por isso, ele representa uma ótima opção para quem busca por total segurança.
Onde comprar acessórios automotivos de qualidade?
Gostou do nosso artigo sobre o sistema de alarme automotivo e ainda não sabe onde comprar o seu? Escolha a Veluplast! Nós trabalhamos com todos os acessórios que são essenciais para conceder comodidade e segurança ao seu veículo.
Em nosso blog, consulte outros artigos com o conteúdo exclusivo que já preparamos para você! Lá estão: