CONHEÇA NOSSO BLOG
06Out
imagem de cinco carros no estacionamento um de cada cor representando o envelopamento de teto automotivo

Envelopamento de teto automotivo: saiba se vale a pena se diferenciar!

Você já parou no sinal e viu que o carro ao lado estava com o envelopamento de teto automotivo? Seu coração deve ter batido mais rápido! Mas saiba que a sua chance não está perdida. Ainda existe a oportunidade de diferenciar o seu carro! Quer saber o que a legislação diz a respeito do tema e outras informações? Continue a leitura deste artigo da Veluplast. Lembre-se que nossa equipe está preparada para te receber!

O que a legislação diz a respeito do envelopamento automotivo?

A Resolução 292 do CONTRAN descreve as regras para que o envelopamento automotivo seja considerado legal. Veja o que diz o texto:

Art. 3º As modificações em veículos devem ser precedidas de autorização da autoridade responsável pelo registro e licenciamento. Parágrafo único: A não observância do disposto no caput deste artigo incorrerá nas penalidades e medidas administrativas previstas no art. 230, inciso VII, do Código de Trânsito Brasileiro.
Art. 14 Serão consideradas alterações de cor aquelas realizadas através de pintura ou adesivamento em área superior a 50% do veículo, excluídas as áreas envidraçadas. Parágrafo único: será atribuída a cor fantasia quando for impossível distinguir uma cor predominante no veículo.

Assim, proprietários de carros com mais da metade da lataria envelopada precisam atualizar a cor do veículo no Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Aliás, também é válido destacar que alterar a cor do automóvel sem notificar o DETRAN é uma ação entendida como infração grave. Portanto, a multa é de R$ 195,23 e são gerados 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De tal maneira, não existem quaisquer proibições para o envelopamento de teto automotivo, desde que sejam seguidas as normas do CONTRAN.

É melhor envelopar ou pintar?

No quesito de custo-benefício, o envelopamento apresenta vantagens interessantes em relação à pintura. Isso pode ser justificado na medida em que envelopar o carro pode sair mais barato para o proprietário do que pintá-lo. Ademais, dependendo do cuidado com a limpeza do veículo, o envelopamento pode estender sua durabilidade. Existem casos em que o bom estado é mantido por 4 anos ou mais. Então, considere essas informações na hora de escolher entre envelopar ou pintar.

Tipos de envelopamento de carros

O envelopamento de teto automotivo pode ser feito de diferentes maneiras. Em função disso, é importante que você as conheça, já que a diferenciação entre elas interfere diretamente no resultado e na proteção da pintura original. Os tipos de envelopamento são três: PVC vinil, poliuretano e envelopamento líquido.

PVC vinil

No geral, a maior parte dos carros é envelopado em PVC. Esse material apresenta alta resistência e pode ser encontrado no mercado com uma vasta variedade de cores.

Poliuretano

O poliuretano é mais resistente do que o PVC. No entanto, em função da característica transparente, o envelopamento que o utiliza não muda a cor do veículo. Assim, é bastante usado com o objetivo de proteger a pintura.

Envelopamento líquido

Essa é uma técnica mais moderna quando comparada com as anteriores. Neste caso, a plotagem é feita com uma tinta específica. Ela contribui para a correção de bolhas e outras deformações apresentadas em uma adesivagem anterior. Logo, traz uma série de benefícios para conservação das peças, no caso dos pneus, e para a pintura.

Vantagens do envelopamento de teto automotivo

Já que agora você conheceu um pouco mais dos benefícios gerais do envelopamento, vamos às vantagens do envelopamento de teto automotivo, em específico. Veja a lista que separamos:

  1. evita o desgaste da pintura em função da incidência solar;
  2. a remoção do adesivo não deixa manchas na lataria;
  3. o envelopamento pode ser feito em poucas horas, enquanto a pintura pode levar mais de um dia;
  4. o tipo de acabamento fica ao seu critério. Existem cores personalizadas, acabamento brilhante, fosco e outras opções.

Envelopar desvaloriza o carro na revenda?

Por último, vamos esclarecer essa dúvida! Hoje, infelizmente, muitas pessoas falam que envelopar pode desvalorizar o veículo na revenda. No entanto, esse pensamento é sem nexo na medida em que o envelopamento agrega uma série de benefícios, como dissemos aqui. Inclusive, quando você escolhe envelopar, também opta por se responsabilizar pelas manutenções, por consequência. Por isso, envelopar não desvaloriza o carro na revenda.

Fale com a Veluplast!

O artigo lhe foi útil? Só na Veluplast você encontra envelopamento de teto automotivo pelo melhor preço. Entre em contato conosco para receber um orçamento ou mais informações sobre nossos produtos e serviços! Conte com a nossa equipe!

Compartilhe: